A Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) elaborou um material com diversas orientações para os físicos médicos, os quais lidam diariamente, em local de trabalho, com o risco de contaminação pelo coronavírus.
O intuito é relembrar alguns cuidados recomendados para evitar a disseminação do vírus, através da continuidade do atual política de distanciamento social, protegendo profissionais e pacientes. Estas são algumas das orientações:
1. Mantenha-se atualizado
Manter-se informado das diretrizes do Ministério da Saúde e outros órgãos competentes é fundamental. Cada localidade possui particularidades de orientações.
2. Colabore com os planos em situação de emergência
Ajude a instituição em que atua a decidir de forma adequada sobre processos
de proteção radiológica e outros aspectos, visando contribuir para avaliação de riscos e mitigação da possibilidade de contaminação.
3. Mantenha higienização e práticas adequadas quando estiver em ambiente de assistência à saúde
Não esqueça de lavar as mãos, evitar aglomerações e contato físico, além
do uso de EPIs. Higienize superfícies, incluindo objetos pessoais, descartando adequadamente materiais descartáveis e outros materiais nos locais corretos.
4. Mantenha serviços inadiáveis
Serviços de caráter técnico, como manutenções, controles de qualidade, avaliações pré-alta de alguns pacientes e testes técnicos devem ser mantidos dentro das possibilidades de cada instituição. Informe-se sobre as condições e tente adequar-se para prestar os serviços necessários.
Leia as orientações na íntegra aqui.
Comments